fechar
img

História e Tradições

O Festival do Atlântico da Madeira é um dos mais recentes eventos de animação turística, que se realizou pela primeira vez no mês de Junho do ano 2002, com o intuito de incrementar a oferta turística do destino Madeira e proporcionar aos seus visitantes a possibilidade de vivência de uma amostra de uma das tradições muito entranhadas na população local, o fogo de artifício, tradição esta especialmente vivenciada por ocasião das Festas de Fim do Ano. é um cartaz turístico que se caracteriza pela conjugação de fogo de artifício com música, atendendo à especificidade do espetáculo de fogo se realizar em sincronia com a transmissão de temas musicais. O programa deste cartaz turístico irá incluir outras iniciativa culturais nomeadamente animação de rua e espetáculos musicais diversos a realizar no decurso dos quatro sábados do mês de junho.

Feira Regional do Pão

A Feira Regional do Pão é um evento organizado pelo Lions Clube do Funchal há mais de 20 anos e que habitualmente tem lugar no Largo da Restauração, tem como objetivo angariar fundos para obras sociais do clube. A XXVIII edição deste evento contará com animação por parte de grupos folclóricos, nas manhãs e tardes dos dias de feira.

Festas dos Santos Populares

As Festas dos Santos Populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho. A Região Autónoma da Madeira não foge à regra, e um pouco por toda a Região o mês de Junho é sinónimo de Festa em louvor aos três Santos Populares - Santo António, São João e São Pedro. Os altares de São João, baseada numa tradição do bairro, esta festa, para além da gastronomia tradicional dos Santos Populares, apresentam um concurso público de Altares ao Santo inspirador. Realiza-se todos os anos na semana que integra o Dia de São João, geralmente na última semana de Junho. Desenvolve-se nas Ruas da Figueira Preta, Travessa dos Reis, Rua da Conceição e Praça do Carmo.

fundo1